PATRONA DA ESCOLA



Biografia da Prof.ª Neusa Bassetto

Neusa Bassetto foi professora na Região do Grande ABC e teve sua vida dedicada a educação dos deficientes auditivos e audiovisuais.
               Nasceu em Franco da Rocha, São Paulo, em onze de abril de 1942, e faleceu aos 38 anos, no dia 18 de fevereiro de 1980.
                Filha de Nório Bassetto e Ofélia Aparecida Bassetto, morou na Rua Castro Alves, n.º 1007, em São Caetano do Sul.
              No Grupo Escolar Sylvio Romero", em São Caetano do Sul, completou o curso primário em 1952. No Instituto de Ensino de São Caetano do Sul fez o ginasial e a seguir matriculou-se no curso de Secretariado na Escola Técnica de Comércio Senador Fláquer" em Santo André. Cursou o Magistério na Escola Normal Particular “Nossa Senhora da Glória" no período de 1965 a 1966.
              Realizou um curso de especialização no Instituto de Educação Caetano de Campos, em 1968 e outro na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, em 1969, cursos voltados para o trabalho com deficientes auditivos.
               Através de uma bolsa de estudos completou sua especialização no ensino de deficientes audiovisuais na “Perkins School for the Blind" em Watertown - Massachusetts nos Estados Unidos, em 1970.
               Iniciou a carreira como professora de deficientes auditivos, em classe anexa a Escola Estadual de 1º Grau Senador Fláquer, de março de 1969 a dezembro de 1970. No período de fevereiro de 1971 a dezembro de 1977, trabalhou como professora de deficientes audiovisuais, em São Caetano do Sul. No período de agosto de 1972 a dezembro de 1973, trabalhou como professora de deficientes auditivos no Núcleo de Educação para Deficientes da Audiocomunicação - NEDAC, em São Bernardo do Campo, que naquela época estava instalado na Vila Gonçalves, e em 1973, as classes passaram a ser anexas ao Colégio Brasília. De fevereiro de 1974 a dezembro e 1977, trabalhou como estagiaria, no setor de psicologia, do NEDAC, que a partir de 1976, foi instalado no Parque Santo Antônio. Em 1977, diplomou-se em Psicologia pelo Instituto Metodista de Ensino Superior, em São Bernardo do Campo.
               Realizou vários cursos: “Curso de Recreação Infantil”, “Estudos Pedagógicos”, “Psicologia da Aprendizagem” e “Curso sobre Visão Reduzida”.
               Sempre dinâmica e interessada e mais uma vez, visando aprofundar seus conhecimentos, fez um curso de Atualização na Educação do Deficiente Audiovisual no Instituut Voor Doven em Saint Michielsgestel, Holanda no ano de 1973.
               Participou como observadora na I Conferência Mundial sobre Serviços para o Surdo-Cego Jovem e Adulto, em Nova Iorque, Estados Unidos, em setembro de1977.
               Atuou como Coordenadora da Comissão Científica, do I Seminário Brasileiro de Educação do Deficiente Audiovisual - I SEDAV, em São Paulo, em novembro de 1977. Proferiu várias palestras, dentre elas: sobre “Portadores de Múltiplas Deficiências”, para o 4º e 5º ano do Curso de Psicologia, na Faculdade de Ciências Humanas, da HUMEC, em Belo Horizonte, “Deficiências Auditiva e Visual Conjugadas”, durante a Semana do Excepcional, a SEMEX em agosto de 1977, promovida pela Secretaria de Educação e Cultura de São Bernardo do Campo.
              Ministrou curso na área de Múltiplas Deficiências: “Surdo-Cego", como parte do Encontro de Professores e Especialistas do Ensino Educacional do Distrito Federal, Brasília.
               Retorna a São Caetano do Sul ocupando o cargo de Diretora Executiva da Escola de Educação Especial Anne Sullivan", a partir de janeiro de 1978, onde atuou por apenas dois anos. Faleceu encerrando para sempre as atividades de uma vida dedicada a educação dos deficientes audiovisuais, vítima de leucemia.
               Deixou na memória de muitos a lembrança de sua personalidade de luta, que vai se manter viva através de seus feitos concretos, personalizados.


Fonte: “Escola Municipal de Educação Especial NEUSA BASSETTO: 50 anos educando surdos” – Livro de Memórias disponível na Biblioteca Interativa Conhecer o Mundo, organizado no ano de 2007 em ocasião do cinquentenário da escola.