Projetos extra-curriculares

Oficinas Pedagógicas

Oferecem aos alunos e profissionais atividades diversificadas no contraturno escolar.

A essência do projeto é a permanência da criança e adolescente na escola duas vezes por semana em período integral, assistindo as aulas durante o período da manhã e ampliando o aproveitamento escolar com as oficinas no período da tarde.


ARTES MARCIAIS
Esta oficina visa modificações na postura corporal, nos traços de personalidade e nas relações do sujeito com o mundo, gerando qualidade de vida, sensibilidade e consciência social. Ela é ministrada pelo professor Rogério Tadeu Poian, professor de Educação Física da U.E.




BADMINTON
O Badminton é um esporte praticado na escola há alguns anos e promove a interação social, desenvolvimento das habilidades motoras, o raciocínio lógico, o respeito a regras, sem mencionar os atributos comunicativos que cada jogada promove, ao fazer a leitura dos movimentos realizados pelo companheiro ou adversário. Esta oficina é ministrada pelo professor Rogério Tadeu Poian.




DANÇA
 (...) “a dança é um conteúdo fundamental a ser trabalhado na escola: com ela, pode-se levar os alunos a conhecerem a si próprios e/com os outros; a explorarem o mundo da emoção e da imaginação; a criarem; a explorarem novos sentidos, movimentos livres (...). Verifica-se assim, as infinitas possibilidades de trabalho do/ para o aluno com sua corporeidade por meio dessa atividade”.
                                                                                                     PEREIRA (2001)



Esta oficina é ministrada pela professora Cátia Silene de Oliveira Amorim




LIBRAS
O desenvolvimento de qualquer indivíduo depende da aquisição e do desenvolvimento de uma língua. Para os alunos surdos, o domínio da sua primeira língua, a LIBRAS é decisivo na construção da identidade, no acesso ao conhecimento, no relacionamento social, no sucesso escolar e profissional, em todo o percurso futuro e no exercício pleno da cidadania.
As oficinas de Libras são ministradas pelo professor Cezar Pedrosa de Oliveira e pela instrutora Simone Santos Toniato.





TEATRO
Na oficina de teatro os alunos realizam o exercício do faz de conta, criam situações imaginárias, as quais são dramatizadas, desenvolvendo habilidades e capacidades.
A construção de peças teatrais é trabalhada com a interpretação de variados temas, desenvolvendo a expressão corporal através das atividades interpretativas, dinâmicas e jogos pedagógicos voltados para o teatro, através do planejamento compartilhado com os alunos.
Esta oficina é ministrada pela professora Mirian Martins de Oliveira.




TECNOLOGIA
Para os nossos alunos surdos se constitui numa ferramenta de extrema importância, pois é um meio de discutir a ciência e a tecnologia utilizando diferentes recursos visuais e concretos, viabilizando a pesquisa colaborativa, discussão em grupo e a tomada de decisões para a solução de problemas e desafios do cotidiano. 











Um comentário:

  1. Olá,
    Com muita satisfação foi que acompanhei este blog hoje para valorizar uma vez mais a educação que se faz em são bernardo. Parabéns ao Neusa Bassetto, escola que leva o nome de quem fui amiga quando trabalhei na educação especial.

    ResponderExcluir