Oficinas Pedagógicas
Oferecem aos alunos e profissionais atividades diversificadas no contraturno escolar.
A essência do projeto é a
permanência da criança e adolescente na escola duas vezes por semana em período
integral, assistindo as aulas durante o período da manhã e ampliando o
aproveitamento escolar com as oficinas no período da tarde.
ARTES MARCIAIS
ARTES MARCIAIS
Esta oficina visa modificações na postura corporal, nos traços de personalidade e nas relações do
sujeito com o mundo, gerando qualidade de vida,
sensibilidade e consciência social. Ela é ministrada pelo professor Rogério Tadeu Poian, professor de Educação Física da U.E.
BADMINTON
O Badminton é um esporte praticado na escola há alguns anos e promove a interação social,
desenvolvimento das habilidades motoras, o raciocínio lógico, o respeito a regras, sem mencionar os
atributos comunicativos que cada jogada promove, ao fazer a leitura dos movimentos realizados pelo
companheiro ou adversário. Esta oficina é ministrada pelo professor Rogério Tadeu Poian.
DANÇA
(...) “a dança é um conteúdo fundamental a ser
trabalhado na escola: com ela, pode-se levar os alunos a conhecerem a si
próprios e/com os outros; a explorarem o mundo da emoção e da imaginação; a
criarem; a explorarem novos sentidos, movimentos livres (...). Verifica-se
assim, as infinitas possibilidades de trabalho do/ para o aluno com sua
corporeidade por meio dessa atividade”.
PEREIRA (2001)
Esta oficina é ministrada pela professora Cátia Silene de Oliveira Amorim
LIBRAS
O desenvolvimento de qualquer indivíduo depende da
aquisição e do desenvolvimento de uma língua. Para os alunos surdos, o domínio da
sua primeira língua, a LIBRAS é decisivo na construção da identidade, no acesso
ao conhecimento, no relacionamento social, no sucesso escolar e profissional,
em todo o percurso futuro e no exercício pleno da cidadania.
As oficinas de Libras são ministradas pelo professor Cezar Pedrosa de Oliveira e pela instrutora Simone Santos Toniato.
TEATRO
Na oficina de teatro os
alunos realizam o exercício do faz de conta, criam situações imaginárias, as
quais são dramatizadas, desenvolvendo habilidades e capacidades.
A construção de peças teatrais é trabalhada
com a interpretação de variados temas, desenvolvendo a expressão corporal
através das atividades interpretativas, dinâmicas e jogos pedagógicos voltados
para o teatro, através do planejamento compartilhado com os alunos.
Esta oficina é ministrada pela professora Mirian Martins de Oliveira.
TECNOLOGIA
Para os nossos
alunos surdos se constitui numa ferramenta de extrema importância, pois é um
meio de discutir a ciência e a tecnologia utilizando diferentes recursos
visuais e concretos, viabilizando a pesquisa colaborativa, discussão em grupo e
a tomada de decisões para a solução de problemas e desafios do cotidiano.
Olá,
ResponderExcluirCom muita satisfação foi que acompanhei este blog hoje para valorizar uma vez mais a educação que se faz em são bernardo. Parabéns ao Neusa Bassetto, escola que leva o nome de quem fui amiga quando trabalhei na educação especial.